sábado, 17 de maio de 2008

Percussão Indiana

Como se não bastasse o gigantesco número de cientistas indianos (inclusive grandes estatísticos), os indianos também são destaque na música.

Achava que o flamenco possuia, ritmicamente, uma grande complexidade. Descobri, contudo, que na verdade ele é apenas uma formiguinha perto da música indiana, que tem uma complexidade monstruosa; eu nem me atrevo a descrevê-la (até porque não conheço!). Aqui só pretendo mostrar alguns vídeos de um instrumento chamado tabla, tão popular na Índia como o pandeiro no Brasil. Zakir Hussain (um grande percussionista, filho de Ustad Alla Rakha, outro grande percussionista), explica um pouco como funciona a tabla e a música clássica indiana a seguir:




Só mais um vídeo, de Zakir Hussain com um percussionista japonês:





(Posteriormente irei colocar mais alguns vídeos.)

Me pergunto agora, o que será causa e o que será consequência: indianos inteligentes, ou música complexa?

2 comentários:

Unknown disse...

Creio que estar com a mente aberta
na busca de algo mais sublime
faça despertar a inteligencia
e a musica complexa.

Daniella Ras disse...

"que tem uma complexidade monstruosa; eu nem me atrevo a descrevê-la (até porque não conheço!)" huahauhauahuahuahauhauhahuahauhauah muito bocó!

Poxa, esse vídeo é ótimo. Mais um na minha mira de interesses! Adoro percussão!! Adoro tudo na música! Viva, eu sou uma estrela! - q infelicidade! q gay! huahauahuahauhauhauhauha :p :p :p